Projeto é uma iniciativa do curso de Comunicação Social e busca recursos para instituições de proteção aos animais
*Por Lays Millena
Pensando em incentivar a adoção de animais, alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes (Unit) estão desenvolvendo o projeto “Não compre, adote!”. Além de mostrar a importância e necessidade da adoção, o grupo, composto por cerca de 60 alunos, está arrecadando fundos para instituições de proteção animal. De acordo com Jonatan Santana, aluno do curso de jornalismo e integrante do projeto, adotar exige cuidados e muita responsabilidade. “Adoção é, acima de qualquer coisa, um ato de amor. É preciso olhar para os animais com uma visão diferenciada. Eles necessitam de atenção, cuidado e proteção, porque dependem de nós. Por isso, antes de pensar em ter um bicho em casa é preciso se organizar. Não se deve ter um cachorro ou gato por prazer ou vaidade. Trata-se de um passo importante e que deve ser dado de forma responsável e bem pensada”, alerta o aluno, que tem cinco cachorros e um gato, todos adotados.
Nas ruas, é comum ver os animais abandonados, doentes e, quando não morrem por descaso, acabam sendo vítimas do trânsito. Dados da ONG Arca Brasil revelam que o abandono de animais cresce cerca de 70%, principalmente no final do ano, se comparado aos meses anteriores. Os motivos são diversos, mas os problemas de saúde e idade avançada do animal ficam no topo da lista. Todas essas questões incentivam ainda mais os universitários, que já fizeram palestras em um colégio público e particular da capital, a fim de conscientizar outros alunos. A primeira ação em favor dos animais foi realizada no mês passado, quando vários integrantes distribuíram o material explicativo do projeto em frente à universidade na qual estudam.
![]() |
Universitários realizam palestras para conscientizar alunos FOTO: Projeto "Não compre, adote!" |
Segundo Rebeca Meira, que também participa do projeto, as ações têm dado bons resultados. “Estivemos em dois colégios e fomos bem recepcionados pelos alunos. O objetivo do projeto tem surtido muito efeito, pois já conseguimos alcançar boa parte da nossa meta em relação ao plano de execução do mesmo. Já fizemos algumas ações de arrecadação de fundos que serão revertidos em benefícios aos nossos parceiros (Adasfa, DEA e Projeto Colônias Felinas) e ainda vamos vender brigadeiros e gibis durante esta semana com o mesmo objetivo”, revela. O projeto será concluído no final do mês de novembro e, até lá, os alunos aguardam doações.
Para entrar em contato com algum componente do grupo, basta acessar o blog naocompreanimaisadote.blogspot.com ou adicionar o perfil do projeto nas redes sociai (Facebook: Adote Animais- naocompre.acolha / Twitter: @Não_CompreAdote).
Nenhum comentário:
Postar um comentário