O projeto é uma iniciativa do curso de Comunicação
Social, por intermédio da disciplina Práticas Extensionistas II.
Jonatan Santana
Eles
são fofos, carinhosos e estão em toda a parte. Ruas, avenidas, telhados de
casas, praças e campos da cidade, são milimetricamente disputados por cães e
gatos. E esses animais estão lá por uma simples e triste razão: descaso humano.
Muitos desses bichinhos sonham com um lar mais aconchegante.
No
Brasil o número de animais que são diariamente abandonados pelos seus donos, é
alarmante. Grande parte são jogados à própria sorte em uma esquina qualquer. E
aquele cão ou gato que passou os melhores anos de sua vida residindo com uma
família, de repente, se vê perdido, sentindo fome, frio e saudade daqueles que,
um dia, o amaram.
Os
motivos que levam o homem a abandonar seu velho amigo são diversos: no topo da
lista, estão a doença e a velhice. Há também os que abandonam porque descobrem,
do dia para a noite, que aquele filhotinho fofinho cresceu e já não é mais tão
bonitinho assim. Por isso, a adoção animal é antes de tudo, uma prova de amor,
caráter e responsabilidade.
Com
o intuito de arrecadar fundos para instituições de proteção animal e
conscientizar a população aracajuana sobre a importância da adoção, um grupo de
estudantes da Universidade Tiradentes está desenvolvendo o projeto “Não compre,
adote”.
A
adoção animal tem que ser algo pensado de forma responsável e consciente,
afinal todo o bichinho sem lar e que já tem um histórico de abandono
dificilmente conseguirá suportar uma segunda rejeição. O animal estabelece com
seu novo dono, laços de afeto, porque ele o vê como um grande amigo. É
imprescindível lembrar que, ao adotar um animal, a pessoa firma um compromisso
durante muitos anos da sua vida, considerando que um cão ou gato pode viver
mais de 12 anos e no decorrer de todos esses anos o dono deverá ter condição
financeira para alimentá-lo e dar-lhe tratamento médico.
A
primeira ação em favor dos animais foi realizada nos dias 17 e 18 de outubro,
por parte da equipe do projeto na principal porta de acesso à instituição e
durante a apresentação dos banners da 14ª Semana de Pesquisa – Sempesq, e na
ocasião, centenas de estudantes e funcionários receberam o material explicativo
do projeto.
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