terça-feira, 30 de outubro de 2012

Essa vai para quem já adotou o seu animal!


Importância e benefícios de uma castração
Laís Suassuna

Todos os dias da semana faço a mesma trajetória: de casa para o trabalho, do trabalho para a universidade. Assim que saio, logo cedo, me deparo com cinco gatos pelas redondezas e cachorros vagando por todos os lados, diariamente. Quando volto, eles ainda estão lá. Cada vez, mais animais são abandonados. Algumas pessoas adotam ou compram os seus filhotes, mas, facilmente desistem deles: não tendo dinheiro para sustentá-lo, simplesmente larga o animal na rua. É comum. Outros deixam seus gatinhos à deriva e esquecem que, enquanto estão na rua, caçam as fêmeas e procriam. É por isso que vale ressaltar a importância da castração dos animais.  
Um animal castrado não só evita o crescimento do número de abandono, como também beneficia ao dono. Por exemplo, dona Rita Suassuna, moradora do Bairro Santa Lúcia em Sergipe, se queixa das fugidinhas do seu gato. Rita disse que ele adora fugir e sempre volta machucado, e por essa razão, ela gasta muito com remédio para os ferimentos e as doenças que ele contrai. Essa é uma atitude comum dos animais: sair em busca da fêmea, arranjar brigas, procurar comida nos lixos, procriar. Faz parte da natureza deles. Uma vez castrados, os machos, não terão tanto interesse nas fêmeas, se vierem cruzar, não fecundam e assim evita gravidez indesejada, além de reduzir a agressão a outros machos. No caso do gatinho de dona Rita, ele deixará de ser um fujão, e ela terá uma preocupação a menos. As fêmeas esterilizadas estarão menos propícia a desenvolver câncer de mama, isso é muito importante.
Certa vez, encontrei uma gatinha de rua com um barrigão, procurando comida num lixo. Imagino que ela carregava em torno de seis filhotes. Fiquei pensando quando aquela gatinha fosse parir. Na rua, sem assistência, sem cuidado, sem higiene. Infelizmente, a quantidade de animais nas ruas sem atenção e vítimas de violência, ultrapassa as condições de capacidade das ONG’s e associações que se disponibilizam a ajudarem esses animais.
É preciso conscientizar a sociedade de que, a todo o tempo, bichinhos nascem, são abandonados e sofrem violência, maus tratos. Castrando o seu animal, estará evitando superpopulação.
Pense nisso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário